No Brasil as praias são abertas ao público, portanto é preciso pensar na segurança dos convidados delimitando a área do seu evento e assegurando que apenas convidados participem da festa. Entretanto, se algum transeunte quiser entrar no espaço delimitado e ficar ali, nem você nem os seguranças poderão fazer algo a respeito, a não ser aceitar ou tentar negociar com ele, educadamente. Há moradores que alugam suas casas para servirem de base para a ocasião, desde que o número de convidados não seja superior a 50 pessoas. De qualquer forma, para organizar essa parte é preciso tempo, pesquisa e paciência.
Há hotéis e espaços para festas na praia que ficam de frente para o mar, alguns com localização privilegiada, no final da praia por exemplo, garantindo mais privacidade para a sua festa. Isso facilita muito a organização do evento, a recepção aos convidados, o dia da noiva, as possíveis hospedagens ou meias hospedagens, e claro, tudo o que está envolvido aqui. O ideal é fechar com o local na baixa temporada para que todas as atenções sejam orientadas para a sua festa.
Você espera por privacidade? Se sim, desista de se casar na
praia porque isso é o que você menos vai ter. O que pode ser feito é
limitar o espaço da festa usando cordas grossas por toda a extensão do lugar, o que não impede a entrada de penetras e curiosos no local, fotografando o seu evento, pedindo para sair na foto junto com a noiva e por ai afora. Se você for do tipo bem humorada, ótimo, vá em frente.
Acessibilidade
Acessibilidade
O acesso à praia nem sempre é fácil
para os mais velhos, principalmente para aqueles com mobilidade reduzida ou
para os cadeirantes. Por isso, ao montar sua lista, considere a idade e a
condição física dos convidados. É preciso providenciar caminhos alternativos
para que aqueles em condições desfavoráveis possam estar com você na hora do
sim. Afinal eles estarão lá para isso também. Cadeiras confortáveis são itens que
não podem faltar.
Ondas são barulhentas e não deixarão de
quebrar só porque você resolveu se casar na praia. Pense num equipamento de som
poderoso para que todos os presentes ouçam você, o seu noivo, o celebrante e
claro, as músicas escolhidas para o tão sonhado cortejo.
O Tempo e as marés
Antes de marcar a data do casamento é
preciso checar como estará o tempo. Claro que é quase impossível saber com
bastante antecedência se vai chover ou não, mas vale pesquisar como o tempo se
comporta em determinada época do ano, se chove ou venta muito, se a maré sobe
repentinamente, evitando assim períodos turbulentos. E se na semana do
casamento você descobrir que vai chover, nada como ter um plano B na manga da
camisa. Já deixe combinado com o espaço a possibilidade de a festa e a cerimônia passarem para
o lado de dentro do espaço ou de se montar uma grande tenda feita com material
transparente do lado de fora para que a celebração seja mantida na praia. O
importante é checar cada detalhe para evitar sustos de última hora.
Alta temporada x Baixa temporada
Há prós e contras nas duas situações.
Na alta temporada o tempo é melhor, com
temperaturas mais altas, sol, céu azul, badalação, praias cheias e bem mais
policiadas. Em compensação as hospedagens são bem mais caras e difíceis de
conseguir e o hotel vai dividir a atenção do staff entre o seu evento e as outras demandas.
Claro que mesmo na baixa temporada há
meses de tempo bom, isso significa um pouco mais de pessoas andando pela praia.
De qualquer forma, saiba que sempre aparecerão pessoas estranhas em todas as
fotos, querendo você ou não. São como a areia da praia. E se quiser ser
realmente feliz casando-se na praia, contrate um ASSESSOR. Ele com certeza não
vai esquecer-se de levar protetor solar ou labial, vai saber onde está cada
coisa, cada fornecedor local, cada farmácia ou lojinha de costura da região e
vai impedir que um transeunte distraído atrapalhe aquela foto maravilhosa
tirada exatamente no momento perfeito do pôr do sol.
Se o seu budget for do tamanho dos
sonhos de qualquer noiva, existem resorts na praia preparados para casamentos no
estilo “destination wedding” que
incluem no pacote, não apenas a festa como também as hospedagens e as passagens
aéreas.
Horário
O horário mais apropriado para a
cerimônia é um pouco antes pôr do sol, perto das 17h00. Assim o sol não atrapalha a visão das
pessoas e as fotos ficam simplesmente deslumbrantes. A festa começa bem no
finalzinho da tarde e vai noite adentro.
Decoração
A paisagem já é uma decoração perfeita e para dar um toque a
mais ao altar,que terá como fundo o mar, uma toalha rendada branca,
flores em profusão e materiais naturais como madeira ou juta que combinam
perfeitamente com o ambiente. Se a festa continuar noite a dentro a iluminação deve ser feita com lamparinas e
velas para dar um toque harmonioso e elegante ao cenário.
Comida
Praia combinar com comidas leves como peixes
e frutos do mar, saladas e tortinhas servidas em pequenas porções como os finger foods. O casamento na praia
começa mais cedo e termina mais tarde, portanto prepare-se para abastecer a
festa com muita comida. A sugestão é abrir a festa com antepastos variados
garantindo o bem estar dos convidados, e deixar os finger foods e coquetéis para mais tarde. Jantares formais não
combinam aqui. O mais indicado são os minijantares que imprimem mais dinâmica e
animação a festa.
Sobremesas, Bem-casados e Bolo
Não podem faltar em nenhum casamento e quanto mais simples for na hora de
servir melhor. Carrinhos de sorvete no palito são perfeitos, macarons coloridos com recheio de sorvete, mousses e tortinhas de frutas são uma ótima pedida. Os bem-casados devem ficar numa mesa separada e decorada só para eles. O bolo pode ser temático, fake ou verdadeiro, você decide. O fake vai apenas servir de enfeite e de cenário para as fotos, e o verdadeiro já virá cortado e servido em tacinhas de vidro, ideia mais que bem vinda já que facilita a vida de todos e dá um charme diferente na hora de servir o bolo.
servir melhor. Carrinhos de sorvete no palito são perfeitos, macarons coloridos com recheio de sorvete, mousses e tortinhas de frutas são uma ótima pedida. Os bem-casados devem ficar numa mesa separada e decorada só para eles. O bolo pode ser temático, fake ou verdadeiro, você decide. O fake vai apenas servir de enfeite e de cenário para as fotos, e o verdadeiro já virá cortado e servido em tacinhas de vidro, ideia mais que bem vinda já que facilita a vida de todos e dá um charme diferente na hora de servir o bolo.
Bebidas
Receba os convidados com água
saborizada antes da cerimônia. Água saborizada nada mais é que água mineral
misturada com ingredientes como o gengibre, as frutas cítricas e a hortelã.
Fica bonito e com uma aparência refrescante. Outra forma de receber com graça
os convidados é encher um barco com coco gelado. Tem tudo a ver com praia e
todo mundo adora. Sucos naturais também são uma boa pedida e podem ser servidos
em garrafinhas com canudinhos coloridos.
Drinks
Dispor de um menu de bebidas é sempre
bom pois agiliza o serviço do barman e
ajuda as pessoas que não conhecem muito sobre o assunto a fazerem seus pedidos. Os drinks mais pedidos são: Piña Colada (bebida preparada com rum, suco de abacaxi, leite de coco, gelo moído, leite condensado e açúcar), Mojito (feita com rum, açúcar, hortelã, limão e água gaseificada), Sex on the beach (preparada com vodka, licor de pêssego, suco de cranberry e suco de laranja), Tequila Sun Rise (mistura de tequila, suco de laranja e xarope de groselha), dentre outras bebidas refrescantes. Há quem prefira as cervejas artesanais, chopps ou destilados que podem ser servidos numa estação de bebidas preparadas exclusivamente para elas.
ajuda as pessoas que não conhecem muito sobre o assunto a fazerem seus pedidos. Os drinks mais pedidos são: Piña Colada (bebida preparada com rum, suco de abacaxi, leite de coco, gelo moído, leite condensado e açúcar), Mojito (feita com rum, açúcar, hortelã, limão e água gaseificada), Sex on the beach (preparada com vodka, licor de pêssego, suco de cranberry e suco de laranja), Tequila Sun Rise (mistura de tequila, suco de laranja e xarope de groselha), dentre outras bebidas refrescantes. Há quem prefira as cervejas artesanais, chopps ou destilados que podem ser servidos numa estação de bebidas preparadas exclusivamente para elas.
Convidados
Destination wedding exige programação tanto do organizador quanto dos
Destination wedding exige programação tanto do organizador quanto dos
convidados. Por isso é bom enviar o Save the Date com 6 meses ou mais de antecedência para que eles possam também se organizar com transporte e hospedagem. Os noivos não precisam pagar por isso, mas precisam indicar as opções de hotéis próximos ao evento, transporte, negociando tarifas especiais. Também é preciso indicar salões de cabeleireiro com preços especiais para os seus convidados se possível, e indicar restaurantes e passeios interessantes pela cidade. É fundamental indicar o traje que deverá ser usado pelo convidado.
Lembre-se que é de bom tom receber os seus convidados no aeroporto ou diretamente no hotel em que ficarão hospedados. No caso de recebê-los no aeroporto, é imprescindível oferecer o transporte até o hotel e presenteá-los com uma lembrança que tenha a ver com o local escolhido para o seu casamento. Também é importante oferecer um brunch, almoço ou jantar de boas vindas. Afinal eles se deslocaram de suas cidades para estarem especialmente com você, e serem recebidos com mimos e carinhos fará toda a diferença e promoverá um bem estar que jamais será esquecido. Ofereça também um passeio pela cidade e informe todas as possibilidades oferecidas. Você pode negociar pacotes com as empresas que oferecem os passeios também.
Parece tudo tão complicado.... por que Destination Wedding então?
1) Sabe aquela lista de convidados gigantesca que quanto mais você tenta enxugar mais aumenta, tudo porque a sua mãe exige que a tia da mãe da amiga da cabeleireira que ela conheceu no salão é maravilhosa e deve sim ser convidada? O irmão do melhor amigo do seu noivo está na cidade e precisa ser convidado pois do contrário o amigo vai ficar triste? Aquela tia que você não vê desde os seus 3 anos de idade tem que ser convidada afinal ela é tia bisavó do seu pai e vai ficar muito triste se for esquecida? Aqueles primos que você mal conhece ou convive mas que afinal de contas são primos....Ou o pessoal da academia, do trabalho, da faculdade...se convida um e não convida o outro fica
chato, e blá blá blá..... Pois bem, Destination Wedding resolve tudo isso. As pessoas que vão querer estar na sua festa são aquelas que realmente fazem parte da sua história, da sua vida e do seu convívio. São pessoas realmente importantes e que se importam com você a ponto de se disporem a reorganizar suas férias, comprar suas passagens e suas hospedagens para ficarem com você no evento mais importante da sua vida.
2) O casamento convencional dura de 6 a 8 horas. Tudo acontece de acordo com a programação, os convidados chegam, comem e bebem, dançam, se divertem, e em seguida vão embora. E pronto, acabou.
O Destination Wedding vai durar 3, 4 ou mais dias dependendo do que foi programado, e vai permitir que os noivos e seus convidados "experienciem" (experimentar + vivenciar) sensações e emoções diferentes, mais profundas e reais, que deixarão marcas visíveis e inesquecíveis em seus corações para sempre. O seu casamento não será lembrado como um mero casamento, mas como uma experiência exclusiva e bem sucedida.
Não que os casamentos tradicionais não possam ser diferentes e inesquecíveis. Tudo depende de como as coisas acontecem e de que forma elas são conduzidas e pensadas.
Viajar é sempre bom. E viajar para casar e já ter a lua-de-mel inclusa no pacote, é melhor ainda!
Se precisar de uma ajudinha, entre em contato conosco aqui pelo blog.
Comentários
Postar um comentário