Ao receber um convite de casamento você já fica toda feliz pensando: Oba! FESTA! Mas e se junto ao convite vier um adendo com a nota: Casamento por Adesão.
Sim, isso existe e é muito comum entre os casais que querem comemorar com os amigos e
familiares a sua união, mas que não tem condições financeiras de gastar com a festa.
Todos sabemos o quanto custa caro o aluguel de um espaço, os alimentos e as bebidas, o bolo, os docinhos, a decoração, o vestido, os convites, o fotógrafo e ....... ufa! a lista é longa... Por isso alguns casais desanimam e acabam optando por alguma coisa menos dispendiosa.
Mas isso está certo? Antes de dizer que está certo ou errado é preciso analisar as condições financeiras do casal.
Em meio a tantas crises, ao desemprego e a alta dos preços de produtos e serviços, nem todos podem dispor de suas economias para investir numa festa de casamento com toda a pompa e circunstância que um evento como esse exige. Por isso surgiu o Casamento por Adesão, que nada mais é que um evento compartilhado entre amigos e familiares que também querem comemorar o grande dia com os noivos.
O casal que optar por este modelo de casamento não ficará totalmente livre de despesas, mas com certeza vai economizar e muito com serviços de A&B (que são os alimentos e as bebidas), que já consomem 50% do budget (orçamento).
A organização
O casal deve evitar locais muito caros e luxuosos uma vez que a conta será paga pelos próprios convidados. Se não for possível fechar o restaurante para o evento é sempre possível isolar uma área para a recepção. A decoração deve ser diferente da que já tem no lugar para tornar o momento exclusivo e de preferência que imprima a personalidade do casal.
Os convites podem ser tradicionais ou personalizados, o que não pode deixar de ter é um cartão informando que se trata de um casamento por adesão, explicando o que isso significa, o custo da refeição e o que está incluso nela. Se o convite for entregue pessoalmente, é de bom tom explicar o significado de tudo isso novamente.
Lembrando que nem todos os convidados poderão comparecer ao evento por não terem condições financeiras para tal. RSVP nesse caso é imprescindível.
Coisas que não poderão ser feitas nos Casamentos por Adesão:
😕Não peça presentes. Aquele cartãozinho com o nome das lojas com a lista de
presentes não deverá ser anexada ao convite em hipótese alguma. Entregue a lista apenas
para o convidado que perguntar por ela ou fizer questão de presentear o casal.
😕 Não exija das madrinhas e padrinhos que combinem trajes.
😕 Não chegue de limusine ou outro carro de luxo ao local. Isso não vai pegar bem para os convidados.
😕 Se a lua de mel for num local muito chique e caro, não divulgue. Isso também vai pegar muito mal.
😊Ao decorar o local, prefira o DIY (do it yourself que significa faça você mesma). Monte pequenos vasos com flores do campo, enfeitados com rendas e tules por exemplo. Isso dará um ar intimista e singelo ao evento e ao final os convidados poderão levá-los como lembrancinhas.
Para saber mais, entre em contato conosco aqui pelo blog.
ASSUNTOS RELACIONADOS
... e muito mais. Confira!
Comentários
Postar um comentário