Um dia desses conheci uma francesa chamada Justine Graziano. Bela e simpática, Justine é dona da Justine Graziano - Pâtisserie française & apéritifs dinatoires. Ela faz doces e salgados franceses, dá aulas e faz consultoria. Falamos muito sobre os casamentos no Brasil, principalmente sobre decoração das mesas dos doces, do bolo e do café. E diga-se de passagem, todas muito bem elaboradas e ricamente decoradas. Justine ficou tão surpresa com a quantidade de detalhes que envolvem a realização de um casamento por aqui, que resolvi perguntar a ela como são os casamentos na França ... e pasmem! São bem mais simples que aqui, embora sejam realizados em castelos ou em casarões antigos.
Quando se fala em casamento num castelo na França tudo parece muito chique, caro e impossível para a maioria de nós, mas para os franceses é a coisa mais natural do mundo dada a quantidade de castelos que existem por lá. O casamento sempre é realizado na cidade onde a noiva mora, portanto se o noivo for de outra cidade é preciso que ele e a sua família e convidados façam as malas, viajem e se hospedem na cidade do destino. O que aqui no Brasil chamamos de destination wedding, para eles nada mais é que um simples casamento em outra cidade. Normalmente os casamentos duram o dia todo e se estendem até a manhã do dia seguinte quando os noivos ainda oferecem um café da manhã ou um almoço para os convidados.
Tudo começa na prefeitura quando o prefeito (sim, você leu certo) realiza a cerimônia do casamento. É como um juiz de casamentos num cartório no Brasil. Os noivos (já com os devidos trajes do casamento) assinam os papéis na presença da família e dos padrinhos e em seguida todos seguem, muitas vezes a pé porque as cidades são pequenas e tudo fica perto, para a igreja onde os convidados os aguardam. Após a cerimônia religiosa é oferecido um coquetel que normalmente acontece na parte externa do local escolhido.
Nos convites de casamento as mães dos noivos são quem oferecem o jantar após o coquetel, e convidam através de um cartão anexo ao convite oficial. Os convidados para o jantar seguem para a parte interna do local escolhido, e aqueles que não foram convidados se despedem dos noivos após o coquetel. Depois do jantar há um brinde com champanhe seguido de sobremesa e café. Não há mesas de café e docinhos separadas como aqui, mas as lembrancinhas são uma tradição.
Para saber mais a respeito dos doces e salgados franceses da Justine, basta clicar aqui e saber tudinho sobre as delícias que ela prepara.
ASSUNTOS RELACIONADOS
... e muitos outros assuntos. Confira!
Comentários
Postar um comentário