Pular para o conteúdo principal

Estilo Steampunk. O que é isso? Posso usar esse estilo no meu casamento?

O termo Steampunk (também conhecido como tecnavapor), foi cunhado por um escritor chamado K.W.Jeter para descrever suas histórias de ficção científica que se passavam na era Vitoriana, i.é, durante o reinado da Rainha Vitória (1837-1901), em um mundo paralelo no qual a tecnologia a vapor era mais avançada que a elétrica, as pessoas voavam em zepelins e tudo o que se via eram engrenagens, armas esquisitas e máquinas malucas que combinavam elementos do presente e do passado, mas com ares de futuro, e que levavam pessoas para longe e muito rapidamente, coisa que na era Vitoriana era impossível.

Bem, mas para quem não entendeu nada, basta assistir aos filmes: Van Helsing, As loucas aventuras de James West, A bússola de ouro, Sherlock Holmes, dentre outros, e observar os detalhes (vide ilustrações abaixo), como os relógios antigos, as engrenagens aparentes, as máquinas industriais, os zepelins, as locomotivas a vapor, e tantos outros objetos e bugigangas antigas que nos levam a um mundo fictício e cheio de possibilidades ... Porém, o que chama a atenção mesmo, além dos artefatos tecnológicos, das superferramentas e dos utensílios mágicos, são as roupas. Corpetes justíssimos e rebuscados usados pelas mulheres sobre camisas com mangas largas e cheias de babados, rendas e fitas, as longas capas em couro preto usadas pelos homens sobre coletes de couro apinhados de acessórios em metal e latão, além das botas de cano alto, chapéus e armas poderosas e absolutamente estrambólicas. 
* No final desta matéria postei um vídeo que explica tudinho sobre o que é steampunk. Confira.

Quando se fala em steampunk enfatizam-se os elementos industriais presentes nesse estilo, atualmente em alta na decoração de casas, restaurantes, escritórios e festas de casamentos. Veja a matéria: “Estilo Industrial Chic - novo pretinho básico dos casamentos.”, e aproveite para se inspirar. Por lá você vai encontrar elementos que combinam com esse estilo e que carregam em seus objetos e cenários o peso do tempo e da história ...

O principal apelo do estilo está em suas contradições: doméstico versus industrial, refinado e polido versus grosseiro e realista, vitoriana versus contemporânea, fantasia versus realidade.
O steampunk combina itens industriais antigos e contemporâneos e a ordem do movimento é a reutilização de objetos e materiais, a compra responsável e o respeito pelo meio ambiente.



AS SEIS REGRAS PARA UM CASAMENTO STEAMPUNK (por Tashera Jean)
1.RegraEntenda o que é Steampunk (é só ler o que está escrito acima)

2.RegraVocê realmente gosta desse estilo tão diferente de tudo o que você já viu até agora?  Antes de responder, pense nos valores e crenças com as quais você e seu noivo foram educados e depois decida se, além de vocês e da decoração, todos os convidados deverão entrar no mesmo clima usando acessórios e roupas steampunk. Defina limites a partir daí, mas fique certa de que todos vão se divertir muito. Quem já conhece o estilo vai amar a sua escolha, e quem não conhece ficará encantado ou horrorizado (nunca se sabe!).

3.RegraEscolha com sabedoria o local do seu casamento. Esse estilo é muito específico e não se encaixa em nenhum outro que não seja o industrial ou aquele com arquitetura vitoriana. É preciso que o local esteja imbuído de histórias antigas e que, por si só, transmita as sensações de tudo o que se passou ali, através de suas paredes descascadas, de suas cortinas e tapetes puídos, de suas grandes escadarias e lustres antigos ... Lembre-se: tentar combinar o estilo steampunk com algo moderno e luxuoso será muito estranho, definitivamente não combina.

4.RegraEncontrando os acessórios steampunk. Mais conhecidos como tecno-joias, talvez essa seja a pior parte porque são peças feitas a mão e são exclusivas. Uma artista que trabalha nesse estilo no Brasil é Naná Hayne Arte e Agnes Victoria da Mascataria Onírica. A Vapor Fashion traz peças e acessórios inusitados.Também é possível encontrar peças interessantes na Elo7 e etsy.com. As roupas precisam ser feitas sob medida. É possível encontrar modelos na web e pedir a uma boa costureira que os reproduza. Lembrando que no Brasil existem grupos que adoram o estilo e estão sempre prontos a nos ajudar a montar o look perfeito sem gastar muito.

5.RegraNão tenha medo de ousar. Se você está pensando como será um vestido de noiva steampunk lembre-se de que o estilo é opulento e intrincado, bem complexo, cheio de amarras, colchetes, rendas e tules. Um luxo! E quanto mais cores e acessórios ele tiver, melhor. Veja os modelos abaixo. Diferentes, sensualíssimos e absolutamente encantadores.

E os sapatos então??? São realmente de matar.





E ainda têm modelos arrasadores que podem ser usados pelos convidados que entrarem na vibe do punk do vapor.

O buquê não pode faltar...

6.RegraDivirta-se! Este é o seu dia. Você certamente ouvirá de seus convidados todo tipo de comentários agradáveis e também maldosos a respeito do tema escolhido para a festa. Alguns dirão: ⸸ Nossa, que coisa mais feia. Você tem certeza que quer se casar vestida assim? ⸸⸸ Menina, esse vestido não é muito apropriado para se casar na igreja. ⸸⸸⸸ Você é incrivelmente corajosa por quebrar a tradição do vestido clássico.... E por ai afora. Bem, este é o seu casamento celebrado para você e para o seu grande amor, e o que for decidido por vocês é o que vale. Todos os convidados estarão ali porque vocês assim decidiram, então eles que entrem na onda e aproveitem a oportunidade de conhecer o mundo maravilhoso das máquinas a vapor, dos zepelins, das locomotivas e das engrenagens... E que todos celebrem com vocês e que sejam muito felizes!


Segue um pouco de inspiração steampunk para decoração, convites, lembrancinhas, bolo, docinhos, bebidas, louças, toalhas de mesa, damas de honra, padrinhos, pajem .... e muito mais .....
Lembrancinhas⸸


Convites⸸


Decoração⸸


Daminhas⸸





Pajens⸸





Madrinhas





Padrinhos





Decoração das Mesas⸸






Alianças



Almofadinha para alianças




Bolos e Doces
¬Cupcakes




¬Bolos




¬Drinks





E para quem acha que no Brasil não existe um bar no estilo steampunk, engana-se. Olha ai o The One Pub Truck que vai até a sua festa, faz bonito e ainda leva uma seleção de cervejas numa kombi que integra visual steampunk com elementos de realidade aumentada para você se divertir com os seus amigos.





... E para a noiva chegar em grande estilo nada como um carrão steampunk pra colocar todo mundo no vapor!

¬Carro da Noiva




Animou-se mas ainda não entendeu muito bem o que é steampunk?

O que é steampunk mesmo?


Se precisar de uma ajudinha, entre em contato conosco aqui pelo blog.



   



ASSUNTOS RELACIONADOS


... e muito mais. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casamentos de religiões de Matriz Africana

O primeiro casamento afro-brasileiro a ser realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, foi o do casal Adriana e Paulo, que elegeu o local para oficializar o seu amor.  O lugar, situado    a cerca de 9 km do município de União dos Palmares, e próximo de Maceió,   recria o ambiente da República dos Palmares e é o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas, representando a longa e sofrida história dos negros escravizados no Brasil durante o período de dominação holandesa. Trata-se de uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, onde foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares . A cerimônia, celebrada por Mãe Neide Oyá D'Oxum , conhecida por difundir a cultura afro-brasileira e cujo Quilombo tem um lugar especial em seu coração , é personalidade feminina negra e líder religiosa, patrimônio vivo do estado e embaixadora da gastronomia Alagoana. De

De onde surgiu o dote?

No século XVII os dotes eram muito importantes para os proprietários paulistas, pois era a partir dele que o novo casal iniciava sua unidade produtiva. A família se privava de luxos ou de pequenas extravagâncias para juntar bens preciosos para o dote da filha. Os filhos homens eram obrigados a trabalhar para ajudar na formação desse dote, o qual era condição primordial para o fechamento do negócio entre as famílias, ou seja, o casamento era arranjado pelos pais e o dote era considerado um requisito para a sua realização. O dote era algo tão importante que uma jovem ao aniversariar recebia presentes já com a intenção de aumentar o seu dote. A frase mais comum que ela ouvia era “Para ajuda do seu dote” ou “Para ajuda do seu casamento”. A parcela gasta nos dotes por uma família era tão grande que alguns pais relacionavam vários itens em forma de fração de suas posses. Como exemplo, vou citar os itens relacionados por um genitor que queria casar sua terceira filha. Ele prometeu u

A história do Tule

A história do tule, sua origem e os vestidos de noiva feitos com tule. A magia do tule é tamanha que a gente acha que ele sempre existiu, entretanto foram os artesãos da cidade de Tulle, no coração da França, os primeiros a produzirem este tecido por volta do ano de 1700, dando-lhe o nome que ainda hoje faz as noivas sonharem.  Sua leveza e transparência lhe dão ares de mistério e realeza, transformando um simples vestido; sem muitos atrativos; num modelo arrasador de festa. Também conhecido como filó, o tule, a princípio, era usado apenas para fazer babados e forrar saias. As mulheres da Grécia Antiga já usavam suas capas de voile transparentes, fixadas na cabeça com flores de laranjeira, muito parecidas com as mais românticas noivas de hoje. O tule moderno foi produzido pela primeira vez na Inglaterra depois que John Heathcoat desenvolveu a máquina de bobinete, em 1809. Em 1840, a rainha Vitória casou-se usando um vestido branco e fofo adornado com