Há quem diga que casamento sem bolo não é casamento, e vamos combinar que não é mesmo... a menos que ele seja substituído por alguma coisa deliciosa e muita linda que o represente. Então vamos voltar no tempo e dar uma olhada na história deste costume antigo, e saber um pouco mais sobre um acessório já bem conhecido entre nós, o topo de bolo.
O conceito original do bolo de casamento encontra seus primeiros vestígios no antigo Império Romano, e era muito diferente do bolo que conhecemos atualmente. Ao contrário dos bolos maravilhosos e saborosos com os quais estamos acostumados, os bolos antigos eram feitos de farinha de trigo integral e estavam mais para pães do que para bolos. Reza a lenda que esse bolo de pão, por assim dizer, era picado em pequenos pedaços sobre a cabeça da noiva por parentes e amigos e em seguida eram por eles consumidos. Esse ritual era considerado como um bom presságio para o novo casal.
Na Inglaterra medieval, os bolos eram basicamente pães semelhantes aos alimentos à base de farinha e sem açúcar. Há relatos de um costume em que pequenos pãezinhos doces eram empilhados em frente aos recém-casados que então tentariam se beijar sobre essa pilha. Se conseguissem fazê-lo significava que o casal teria muitos filhos.
No final do século XVII o bolo de casamento era chamado de torta ou bolo da noiva, e eram feitos com pães açucarados. Um anel de vidro era misturado à massa durante o preparo, e na festa de casamento a moça que o encontrasse seria a próxima a se casar.
No final do século XVII o bolo de casamento era chamado de torta ou bolo da noiva, e eram feitos com pães açucarados. Um anel de vidro era misturado à massa durante o preparo, e na festa de casamento a moça que o encontrasse seria a próxima a se casar.
Os bolos de casamento historicamente eram brancos representando a pureza. Na verdade, a idéia de um casamento branco tornou-se mais prevalente durante a era vitoriana, simbolizando a inocência da infância e a pureza do coração.
Outra tradição interessante do século XVII era o de colocar um pedaço de bolo sob o travesseiro de uma menina durante a noite. O bolo de casamento era dividido em pequenos pedaços, e depois de passarem pelo anel de casamento da noiva eram oferecidos às meninas que deveriam colocá-los sob seus próprios travesseiros. Seguindo este ritual, acreditava-se que elas sonhariam com o futuro marido.
E quanto ao topo de bolo? Qual a sua origem?
Bem, trata-se de uma tradição antiga e é difícil dizer com exatidão de onde ela veio. Acredita-se que a filha de um padeiro, que estava prestes a se casar, pediu ao pai que criasse um símbolo de amor eterno que representasse o casal, para que o mundo visse o quanto eles se amavam. Depois de muito refletir, o padeiro decidiu fazer uma criação única - um lindo bolo de casamento com duas figurinhas fabulosas em cima dele. As figuras representavam obviamente a filha e o genro. E foi assim que o padeiro concebeu o primeiro topo de bolo como símbolo perfeito de amor e de união.
Separamos alguns topos de bolo personalizados do Atelier Chico Joy que temos certeza que você vai amar!
Comentários
Postar um comentário