Algumas pessoas inventam algumas modas que acabam caindo no gosto das outras pessoas e se tornando tradição. Uma dessas modas foi o uso do vestido branco pelas noivas. Quem lançou essa moda foi a Rainha Vitória da Inglaterra que se casou no século XVII com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, época em que a realeza só usava vermelho e dourado. Depois disso todas as noivas, até hoje e em sua maioria, optam por casarem-se de branco. Depois veio a filha da Rainha Vitória, a princesa real Vitória Adelaide que lançou moda ao entrar em procissão pela nave central para se casar com Frederico III, imperador da Alemanha e Rei da Prússia, ao som da "Marcha Nupcial" composta por Richard Wagner e também conhecida como "Lá vem a noiva". Para sair da igreja escolheu a "Marcha Nupcial" de Felix Mendelssohn. Depois disso todas as noivas passaram a entrar e sair da igreja ao som de músicas religiosas ou aquelas permitidas nos templos religiosos.
Segundo o site Coral Toccata, "algumas igrejas baniram a Marcha Nupcial de Wagner por razões tais como a inclusão de temas pagãos nas óperas de Wagner. Há muito que a Igreja Católica baniu esta música de seus matrimônios por ser tida como secular, já que apenas músicas religiosas devem ser tocadas em cerimônias na Igreja. Embora não exista qualquer proibição explícita, muitos casamentos judaicos não incluem a “Marcha Nupcial” de Wagner pela reputação antissemita de Wagner. A Igreja Católica e outras religiões podem também vetar o uso da “Marcha Nupcial” de Mendelssohn por sua ligação com “Sonho de uma Noite de Verão” e o casamento de Titânia e Bottom."
Abaixo, a versão da "Marcha Nupcial" de Richard Wagner feita para a ópera "Lohengrin" tocada quando Lohengrin e Elsa entram na câmara nupcial para consumar o trágico casamento.
Abaixo, a versão da "Marcha Nupcial" de Richard Wagner feita para a ópera "Lohengrin" tocada quando Lohengrin e Elsa entram na câmara nupcial para consumar o trágico casamento.
Uma versão de Wagner cantada em português.
Uma outra versão da Marcha Nupcial feita por Felix Mendelssohn foi composta como abertura para a suíte de música incidental para a peça de Shakespeare “Sonho de uma Noite de Verão”. Essa peça foi tocada pela primeira vez em 1842.
Entrada
1¬
O noivo entra com a sua mãe.
A
mãe se posiciona do lado direito do altar. O noivo fica do lado direito também.
2¬
Entra o sacerdote.
3¬
Entra o pai do noivo com a mãe da noiva.
O
pai do noivo fica do lado direito do altar e a mãe da noiva do lado esquerdo.
4¬
Entram os padrinhos intercalando um casal de padrinhos da noiva e um casal de
padrinhos do noivo.
Padrinhos
do noivo ficam do lado direito do altar. Padrinhos da noiva ficam do lado
esquerdo.
5¬
Entram as daminhas e pajens. Meninas do lado esquerdo. Meninos do lado direito.
6¬
Entram o pai da noiva e a noiva. A noiva do lado direito* do pai.
No final da nave central, próximo ao altar, o pai beija a noiva e a entrega ao noivo, em seguida se posiciona do lado esquerdo
do altar. Dessa forma a noiva ficará do lado esquerdo do noivo. O noivo deve receber a noiva com um beijo na sua mão ou na sua testa.
Obs.:
Todas as mulheres ficam do lado esquerdo dos homens com exceção da noiva que
entra com o seu pai pelo lado direito. No altar ela ficará do lado esquerdo do
noivo.
Saída
1¬
Os noivos saem primeiro. A noiva do lado direito do noivo.
2¬
Saem daminhas e pajens.
3¬
Saem pais da noiva.
4¬
Saem pais do noivo.
5¬
Saem padrinhos. Intercalando primeiro um casal da noiva e depois um casal do
noivo.
Outra sugestão de Cortejo feita pela nave central.
Entrada
Entrada
1¬ Entram o pai do noivo dando o braço esquerdo para a mãe da noiva.
2¬ Entram os padrinhos (homem dando o braço esquerdo para mulher).
Primeiro um casal do noivo, depois um casal da noiva.
3¬ Entram o noivo dando o braço esquerdo para sua mãe.
Entrada do sacerdote
4¬ Entram daminha à esquerda do pajem.
5¬ Entram o pai da noiva dando o braço direito para a noiva.
Saída
1¬ Saem daminha e pajem.
2¬ Saem pais da noiva.
3¬ Saem pais do noivo.
4¬ Saem padrinhos.
Primeiro um casal do noivo, depois um casal da noiva.
5¬ Saem os noivos. O noivo dando o braço direito à noiva.
Opção de cortejo feito pela sacristia e pela nave central.
Entrada
1¬ Entram o noivo dando o braço esquerdo para sua mãe.
Entrada do sacerdote
2¬ Entram os padrinhos (homem dando o braço esquerdo para mulher). Primeiro um casal do noivo, depois um casal da noiva.
3¬ Entram o pai do noivo dando o braço esquerdo para a mãe da noiva.
Obs.: entrada pela sacristia – lateral do altar.
4¬ Entram o pai da noiva dando o braço direito para a noiva. Obs.: entrada pela nave central.
5¬ Entram daminha à esquerda do pajem (com as alianças), durante a cerimônia no momento das alianças. Obs.: entrada pela nave central.
Saída - todos pela nave central
1¬ Saem daminha e pajem.
2¬ Saem os noivos. O noivo dando o braço direito à noiva.
3¬ Saem pais da noiva.
4¬ Saem pais do noivo.
5¬ Saem padrinhos. Primeiro um casal do noivo, depois um casal da noiva.
Opção de cortejo feito pela sacristia e pela nave central.
Entrada
1¬ Entram o noivo dando o braço esquerdo para sua mãe.
Entrada do sacerdote
2¬ Entram os padrinhos (homem dando o braço esquerdo para mulher). Primeiro um casal do noivo, depois um casal da noiva.
3¬ Entram o pai do noivo dando o braço esquerdo para a mãe da noiva.
Obs.: entrada pela sacristia – lateral do altar.
4¬ Entram o pai da noiva dando o braço direito para a noiva. Obs.: entrada pela nave central.
5¬ Entram daminha à esquerda do pajem (com as alianças), durante a cerimônia no momento das alianças. Obs.: entrada pela nave central.
Saída - todos pela nave central
1¬ Saem daminha e pajem.
2¬ Saem os noivos. O noivo dando o braço direito à noiva.
3¬ Saem pais da noiva.
4¬ Saem pais do noivo.
5¬ Saem padrinhos. Primeiro um casal do noivo, depois um casal da noiva.
Abaixo, mais algumas considerações.
Comentários
Postar um comentário