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Organizando o seu casamento no detalhe.

Qual é o passo-a-passo para organizar um casamento? Qual a primeira coisa que a noiva deve pensar depois de ter sido pedida em casamento? Marcar a data do grande dia, lógico. Mas e depois? O que fazer? Por onde começar? Quando começar?
Ooops! Calma! Estamos aqui para te ajudar. Respire fundo e siga as setas. Abaixo segue uma lista do que fazer, como fazer, onde fazer e quando fazer. Se achar que está tudo muito complicado e trabalhoso contrate um assessor ou organizador de casamentos. Ele fará isso tudo e muito mais por você.
18 meses antes
O primeiro passo é definir o número de convidados e que estilo de casamento você vai querer. Depois verifique o quanto você quer e pode investir no seu sonho. Coloque tudo no papel certificando-se de que cada item incluído na sua lista de desejos é possível e necessária, para que o momento mais importante da sua vida não se torne um pesadelo. Feito isso, mãos à obra. 
12 meses antes
Igreja - Se você pretende se casar na igreja já marque a data. A agenda das igrejas costuma ser lotada e o ideal é fazer a reserva com 1 ano de antecedência. Separe o dinheiro da taxa da igreja e prepare-se pois ela costuma ser salgada variando de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, fora a decoração e os músicos que poderão ser pagos dividindo o valor por todos os casais que se casarem no mesmo dia. A entrada dos papéis se dá com 3 meses da data marcada para o casamento. A igreja cuida dos trâmites burocráticos para autorizar a união do casal e depois que o Certificado de Casamento é emitido o casal está habilitado a se casar. Em seguida é preciso fazer o curso de noivos exigido pela igreja. O curso acontece na própria igreja e é ministrado por um padre.
 Assim que fechar a data na igreja, reserve também a data no local da festa - Faça cotação em 3 espaços diferentes e de preferência localizados nas proximidades da igreja. Isso facilita o deslocamento e a chegada dos convidados. Atenção para a venda casada que é atividade proibida no Brasil, mas praticada em alguns espaços que querem empurrar serviços de decoração, fotografia, DJ e outros itens no pacote. O casal pode optar apenas pelo espaço sem se sentir obrigado a contratar os outros serviços. Visite a cozinha, as instalações e as possibilidades que o espaço oferece. Se você optar por um buffet específico pergunte se o espaço cede suas instalações para outra empresa de catering. Alguns espaços não admitem que esse serviço seja feito por outra equipe que não a sua própria. Nesse caso não há nada a fazer a não ser aceitar ou partir para outro local. Lembre-se também de verificar se o espaço tem acesso e facilidades para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, portas anti-pânico, saídas de emergência, extintores de incêndio carregados, alvará de funcionamento, banheiros com capacidade suficiente para atender o número de convidados, gerador próprio ou alugado (nesse caso você é quem paga pelo aluguel). Pergunte se o espaço oferece o mobiliário (como cadeiras, mesas, sofás, aparadores e outras peças e se é possível alugar móveis de sua preferência caso você opte por outro tipo de mobiliário), serviços de segurança, valete, limpeza e se dispõe de um funcionário de plantão para reparos de urgência. Preste atenção nos arredores do estabelecimento, verifique se é bem iluminado a noite, qual o nível de segurança, como é o trânsito, a movimentação na rua, a vizinhança. Leve tudo em conta, pois você estará investindo nesse local, e para fazer uso adequado do seu dinheiro, exija tudo que estiver acordado no contrato. Leia-o e releia-o pois é com ele que você estará protegida no caso do descumprimento de alguma cláusula. Pergunte se no local há estacionamento e se é gratuito. Caso não seja, veja qual é o valor e se há concessões. Se o espaço não contar com estacionamento, verifique se há algum nas redondezas e se é seguro deixar o carro na rua.

 Decoração - Escolha 2 ou 3 decoradores diferentes, verificando os trabalhos realizados por eles. Depois marque um horário para falar sobre você e o que espera para a decoração do seu casamento. Ele saberá conduzir o diálogo, fazendo as perguntas certas a fim de entender e interpretar os seus desejos e o seu estilo. Provavelmente você não sairá com um orçamento em mão, terá de esperar que ele faça uma visita técnica ao local escolhido para a festa, e só então receber uma proposta de decoração com os valores e as condições de pagamento. Depois da aprovação do orçamento é que ele montará o projeto e fará os ajustes de acordo com o seu desejo. Também faz parte do trabalho do decorador determinar a paleta de cores que será usada na decoração, nas flores, nos acessórios das mesas (convidados, bolo, docinhos, café e lembrancinhas), nos serviços, toalhas e tecidos e em tudo que fizer parte da comunicação visual da festa, incluindo as lembrancinhas, convites e muito mais. Se preferir, contrate um Personal Stylist ou Consultor de Imagem (saiba mais sobre esse profissional em Organizador de Casamentos - Como ele poderá me ajudar. O consultor fará um estudo de cores que mais se adequam ao seu tom de pele, personalidade, estilo, e tudo o que for relevante para transformar esse dia no maior da sua vida. Ao fechar a paleta com o consultor, a mesma deverá ser entregue ao decorador, ao estilista e ao cabeleireiro. E finalmente, quando estiver com as propostas em seu poder, decida qual decorador contratar, lembrando que tudo deve estar escrito no contrato e assinado em duas vias. Uma via fica com você e a outra com o decorador.


 Definir padrinhos, madrinhas, florista, damas e pajens.
Antes de pensar em quantos casais estarão no altar com você, pense no tamanho do altar e se vai caber todo mundo lá. Feito isso defina os casais (ou se preferir quais serão os homens e quais serão as mulheres, como na versão americana no qual homens ficam do lado do noivo e mulheres do lado da noiva, não sendo necessário que sejam casais de namorados ou marido e mulher). Eleja amigos ou parentes que façam parte de suas vidas de verdade, que sejam queridos e que se sentirão especiais com o convite. A florista já é uma tradição nos casamentos. É ela quem joga pétalas de flores à entrada da noiva simbolizando o fim da sua inocência e o início de uma nova vida como esposa e mãe. Daminhas e pajens são um show à parte e também têm um papel importante no cortejo, que é levar as alianças até o altar ou outro objeto que as represente. Ao definir essa parte já vá pensando no modelo do convite para esse grupo. 
 Fotógrafos, Filmagem e Vídeo - Hora de escolher os profissionais que eternizarão um dos momentos mais importantes e especiais da sua vida. Informe-se, procure saber o quão confiáveis eles são, os trabalhos que já fizeram e se foram entregues de acordo com o contratado. Toda informação é importante. Não caia no conto do mais barato. Exija qualidade e excelência na prestação destes serviços. 

Organizador de Casamento, Cerimonialista e Celebrante - Se você pretende contratar um desses profissionais, ou todos eles, saiba antes qual é o papel de cada um deles dentro da organização do casamento. 
↬ Organizador de Casamentos (ou Assessor) - Este profissional vai cuidar de tudo para você. Buscará fornecedores e serviços que mais se adequem ao seu budget. Apresentará orçamentos, marcará visitas técnicas na igreja e no espaço para a recepção, agendará degustações, acompanhará você no fechamento dos contratos e até mesmo na hora da escolha do seu vestido ideal. Também é ele quem vai elaborar o cronograma e o planejamento do evento, bem como a planilha dos pagamentos, marcando reuniões esporádicas com você para acompanhamento de tudo o que está sendo feito e para a verificação de detalhes. Normalmente os organizadores oferecem 3 tipos de assessoria. Para conhecê-las clique aqui. Assessores são uma benção na vida dos casais pois pensam em tudo. Da confecção dos convites à coordenação do cerimonial. Aos noivos cabe apenas o casamento, a festa e a diversão. Para saber o que um assessor faz clique aqui.


↬ Cerimonialista - Este profissional trabalha apenas no dia do evento. É ele quem cuida do cerimonial (que são os momentos), do protocolo (que são as normas a serem seguidas) e da etiqueta, durante toda a cerimônia do casamento até a recepção (festa). Ele segue o roteiro pré-definido pelo casal ou pelo assessor. Também é papel dele fiscalizar e coordenar o trabalho dos fornecedores e dos demais serviços contratados e resolver imprevistos, caso os noivos não tenham contratado um assessor. Há assessores que acumulam a função de cerimonialista também. 

Celebrante - Profissional que atua na cerimônia do casamento, ou seja, é ele quem celebra a união do casal. O celebrante pode ser religioso (padre, rabino, pastor), ecumênico (sem religião específica) ou agnóstico (sem vínculo religioso).  Os celebrantes religiosos devem seguir um roteiro preestabelecido pela igreja a qual pertencem. Os outros celebrantes seguem roteiros preestabelecidos por eles mesmos, alguns criam seus próprios rituais de acordo com o que foi combinado com o casal. Ele pode ser um juiz de paz eclesiástico e realizar a cerimonia com efeito civil. Lembrando que nem todo celebrante realiza casamento em diligência, ou seja, fora do cartório ou da igreja. Você pode saber mais sobre celebrações diferentes e livres de religião, clicando aqui.
8 meses antes
 Cabelo e Maquiagem - Se você já conhece um bom profissional que faz o dia da noiva, ótimo. Se não tem, já comece a pesquisar. Ele será imprescindível para transformar você na noiva mais linda do mundo. É com ele que você vai fazer o teste do cabelo e da maquiagem um mês antes do casório, e é para ele que você deverá entregar a paleta de cores definida por você, pelo assessor (se você contratou um), decorador ou pelo consultor de imagem. No grande dia, ele estará com você quase o tempo todo, então escolha bem esse profissional.

Buffet - Se você já escolheu o buffet é hora de marcar uma degustação. Defina os pratos e o serviço. Há diferentes tipos de serviço de buffet. Abaixo uma pequena explicação de cada um para que você defina qual deles é o mais adequado para o estilo de festa que escolheu.

À Francesa: evita filas e é o serviço mais refinado que há, muito utilizado em jantares de gala e em festas formais. O convidado têm seu lugar definido em uma das mesas que já está devidamente montada com sousplat, pratos, talheres e taças. Os pratos já vem prontos e decorados da cozinha e são servidos pelos garçons. Convém, e é muito elegante, que sobre as mesas haja uma versão impressa do cardápio possibilitando ao convidado indicar ao garçom aquilo que não gosta ou que não pode comer. O serviço tradicional conta com 5 pratos: entrada, um prato de peixe, um prato de carne e duas sobremesas, mas é possível personalizar segundo o gosto do casal. É importante que tenha uma alternativa para vegetarianos, intolerantes a glúten e a lactose. Serviço bastante dispendioso que exige uma equipe muito grande para coordenar a saída de todos os pratos da cozinha. Calcula-se um garçom para cada 5 convidados.

À Inglesa: Também evita filas e é um serviço elegante e formal. A diferença entre este serviço e o serviço À Francesa é que os pratos são montados na hora pelos garçons, que levam a comida até o convidado em bandejas. O convidado tem seu lugar marcado à mesa, previamente montada com pratos, talheres, taças e sousplats. Há duas versões deste serviço: direto e indireto.
Direto: o garçom serve o convidado pelo lado esquerdo.
Indireto: o garçom traz as bandejas num carrinho chamado guéridon, apresenta as opções e serve o convidado pelo lado esquerdo. A equipe necessária ainda é grande mas um pouco menor já que um garçom consegue servir até duas mesas.

À Americana: Serviço mais prático e descontraído que se encaixa perfeitamente em festas informais, recepções familiares, casamentos, confraternizações e aniversários. Os alimentos são servidos em bancadas largas distribuídas em 2 ou 3 pontos diferentes do espaço (uma bancada a cada 80/100 convidados), evitando assim grandes filas e muita espera. A vantagem é oferecer uma variedade maior de pratos aos convidados, possibilitando agradar os diversos paladares, e permitir que cada um se sirva quantas vezes quiser. O ideal para este tipo de serviço é que haja um garçom para cada 10 pessoas. Lembre-se que todos os convidados devem ter um lugar para se sentar. Embora este tipo de serviço seja mais descontraído, é imperdoável que um convidado tenha que comer de pé, segurando o prato na mão.

Volante: Os garçons circulam entre os convidados para servi-los. O mais conhecido é o coquetel com diferentes opções de canapés, salgadinhos e tira-gostos quentes. A tendência hoje são os finger foods que dão um toque mais refinado ao serviço volante, com uma grande variedade de comidinhas servidas em pequenas porções, que além do sabor apurado, também são um capricho na apresentação. Neste caso cadeiras e mesas para todos os convidados é desnecessário, mas é preciso oferecer lugares confortáveis para aqueles que quiserem se sentar. Esta opção pode ser combinada com outro tipo de serviço, como ilhas com pratos quentes ou ilha de queijos e frios que complementam o serviço. 
 Hora de escolher o Vestido e o buquê  - Comece a pesquisar em sites e em revistas especializadas. Há uma infinidade de modelos, tecidos, cores e preços. Marque uma visita em pelo menos 3 das lojas que mais te impressionarem. Chame sua assessora, sua mãe, as madrinhas e quem mais você quiser convidar, e não se esqueça da paleta de cores, pois é com ela que o estilista vai se guiar para sugerir acabamentos, detalhes e os  acessórios corretos. E lembre-se: o casamento é seu, o gosto é seu e quem manda é você. Suas convidadas podem opinar, mas a decisão final é sua. Existem lojas especializadas em buquês também. Peça a ajuda de sua assessora pois ela terá indicações preciosas para te dar, e ainda poderá conseguir preços e descontos especiais.

↬ Pesquisar e definir o destino da lua de mel - escolher lugares românticos ou divertidos, pensar em quanto tempo vocês dispõem para a viagem, conversar com o seu noivo para combinarem juntos o objetivo do destino. Apenas descansar e curtir o lugar, ou montar um roteiro cultural visitando museus e galerias, indo a shows, teatros e cinemas e ainda conhecer cada cantinho do lugar escolhido. Levem em consideração a época do ano para que se organizem e aproveitem bem a viagem.
↬ Bebidas - Converse a respeito das bebidas com o buffet e defina se elas serão fornecidas por ele ou se você vai negociá-las diretamente com o fornecedor. Leve em consideração a época do ano. Se na época da sua festa estiver calor é preciso aumentar a quantidade de água, sucos, refrigerantes e cervejas. No inverno é preciso oferecer além das bebidas normais, os vinhos para aquecer os seus convidados. 
↬ Marque uma visita ao local da festa - Combine com a assessora, com a decoradora e com o responsável pelo buffet (caso você tenha contratado esse serviço por fora). A assessora fará a visita levando em consideração todos os itens já mencionados anteriormente no item local da festa. A decoradora vai dimensionar a quantidade de flores e enfeites que deverá usar, verificar junto com a assessora o estado do mobiliário e se será necessário alugar mais mobília, reformar ou pintar paredes, se as condições do local são boas e quais as possibilidades que o local oferece para pendurar lustres e objetos pesados. Ainda fará o layout da festa considerando pista de dança, palco, iluminação, mesa principal, mesas para os convidados, mesas de doces e do bolo, ilhas para bebidas e alimentos (se for o caso) e local das lembrancinhas e da mesa de café e dos bem-casados, dentre outras coisas. Se a cerimônia de casamento for no mesmo local da festa, também fará, em conjunto com a assessora, o planejamento para a chegada da noiva e a decoração deste espaço. O responsável pelo buffet vai conhecer as instalações da cozinha e tudo o que ela oferece e quais as suas limitações. Essa visita é extremamente importante. Pergunte se o local oferece as toalhas de mesa, utensílios de cozinha e de serviços de buffet. Caso não ofereça, é hora de pesquisar as empresas que fazem este tipo de locação. O responsável pelo local informará o que é permitido e o que é vetado. 
 6 meses antes
Fechar a lista definitiva de convidados 
É com ela que você vai dimensionar a festa como um todo, a quantidade de convites, de bebidas, lembrancinhas, docinhos, mão-de-obra e tudo o que está envolvido na organização do casamento. A assessora pode fazer isso por você, mas caso não tenha contratado esse serviço, mãos à obra porque a hora é essa.
Papelaria - Hora de definir o modelo do convite, o save the date, os convites para padrinhos, madrinhas, damas e pajens, o cartão de participação do casamento (para as pessoas que não serão convidadas) e os cartões de agradecimento pela presença. Os primeiros a serem feitos e entregues serão os do grupo do cortejo. Existe uma infinidade de modelos prontos e muitas possibilidades de personalização. Escolha o que mais tem a ver com o tipo de casamento que você escolheu e faça a festa, ouse e seja feliz. 

Convidar padrinhos, madrinhas, damas e pajens - Tente reuni-los em um só lugar e convide-os de uma forma bem criativa, entregando a cada casal ou a cada um, o seu kit convite. Há kits maravilhosos disponíveis no mercado que contém lembrancinhas, mimos e mensagens divertidas. Fale com a gráfica contratada que eles mostrarão todas as possibilidades, o que está na moda, o que é mais comum, o que é mais extravagante, mais caro, mais barato e por ai afora. Aproveite a deixa para falar dos trajes dos padrinhos e madrinhas, a palheta de cores que você escolheu e outros detalhes como penteados, maquiagem e outros pequenos detalhes. Crie um grupo no whatsapp para que vocês possam se comunicar sempre.

↬ Assinar o contrato com o buffet - Observe se no contrato consta o tipo de serviço e os pratos escolhidos, se as bebidas estão incluídas e quais são. Verifique se as quantidades de comida e bebida estão de acordo com o número de convidados, o tempo de duração dos serviços, as condições de pagamento, etc. Leia tudo muito bem antes de assina-lo. Se tiver dúvidas, questione. Lembrando que é preciso alimentar o staff que vai trabalhar antes, durante e depois da festa, i.é, a equipe do fotógrafo, do cerimonial, de música, de atrações, limpeza, seguranças, etc. Tudo deve ser combinado antecipadamente com os noivos, o organizador (assessor) e com o buffet.

↬ Montar o site do casamento - Escolha fotos e textos sobre vocês, onde e como se conheceram e contrate um site de serviço online de casamento. Lá você poderá postar tudo isso, além das informações do casamento como data, hora, local, lista de presentes, confirmação de presença e tudo o que vai rolar na festa. É possível até ter um canal para os convidados tirarem suas dúvidas e deixarem mensagens para os noivos. Você pode informar o link do site no próprio convite. 
Alianças - Se elas ainda não foram compradas é bom já ir escolhendo o modelo e fazendo a encomenda. Tire um dia com o seu noivo para visitar as joalherias da sua cidade porque há uma infinidade de modelos e preços disponíveis no mercado. Saiba mais sobre a história do anel de noivado e sua origem nesse link e escolha as alianças de acordo com o seu amor e o tamanho do seu romantismo.


↬ Acha que acabou? Ih...ainda tem muita coisa para fazer, escolher, experimentar .... Ainda nem falei dos músicos e das músicas, do enxoval da noiva e do noivo, do chá de cozinha,  e .... nossa! Calma que estou organizando tudinho para você. Vem ai tudo isso e muito mais....





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