Qual é o passo-a-passo para organizar um casamento? Qual a primeira coisa que a noiva deve pensar depois de ter sido pedida em casamento? Marcar a data do grande dia, lógico. Mas e depois? O que fazer? Por onde começar? Quando começar?
Ooops! Calma! Estamos aqui para te ajudar. Respire fundo e siga as setas. Abaixo segue uma lista do que fazer, como fazer, onde fazer e quando fazer. Se achar que está tudo muito complicado e trabalhoso contrate um assessor ou organizador de casamentos. Ele fará isso tudo e muito mais por você.
O primeiro passo é definir o número de convidados e que estilo de casamento você vai querer. Depois verifique o quanto você quer e pode investir no seu sonho. Coloque tudo no papel certificando-se de que cada item incluído na sua lista de desejos é possível e necessária, para que o momento mais importante da sua vida não se torne um pesadelo. Feito isso, mãos à obra.

O primeiro passo é definir o número de convidados e que estilo de casamento você vai querer. Depois verifique o quanto você quer e pode investir no seu sonho. Coloque tudo no papel certificando-se de que cada item incluído na sua lista de desejos é possível e necessária, para que o momento mais importante da sua vida não se torne um pesadelo. Feito isso, mãos à obra.
12 meses antes

↬ Igreja - Se você pretende se casar na igreja já marque a data. A agenda das igrejas costuma ser lotada e o ideal é fazer a reserva com 1 ano de antecedência. Separe o dinheiro da taxa da igreja e prepare-se pois ela costuma ser salgada variando de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, fora a decoração e os músicos que poderão ser pagos dividindo o valor por todos os casais que se casarem no mesmo dia. A entrada dos papéis se dá com 3 meses da data marcada para o casamento. A igreja cuida dos trâmites burocráticos para autorizar a união do casal e depois que o Certificado de Casamento é emitido o casal está habilitado a se casar. Em seguida é preciso fazer o curso de noivos exigido pela igreja. O curso acontece na própria igreja e é ministrado por um padre.




Antes de pensar em quantos casais estarão no altar com você, pense no tamanho do altar e se vai caber todo mundo lá. Feito isso defina os casais (ou se preferir quais serão os homens e quais serão as mulheres, como na versão americana no qual homens ficam do lado do noivo e mulheres do lado da noiva, não sendo necessário que sejam casais de namorados ou marido e mulher). Eleja amigos ou parentes que façam parte de suas vidas de verdade, que sejam queridos e que se sentirão especiais com o convite. A florista já é uma tradição nos casamentos. É ela quem joga pétalas de flores à entrada da noiva simbolizando o fim da sua inocência e o início de uma nova vida como esposa e mãe. Daminhas e pajens são um show à parte e também têm um papel importante no cortejo, que é levar as alianças até o altar ou outro objeto que as represente. Ao definir essa parte já vá pensando no modelo do convite para esse grupo.
↬ Fotógrafos, Filmagem e Vídeo - Hora de escolher os profissionais que eternizarão um dos momentos mais importantes e especiais da sua vida. Informe-se, procure saber o quão confiáveis eles são, os trabalhos que já fizeram e se foram entregues de acordo com o contratado. Toda informação é importante. Não caia no conto do mais barato. Exija qualidade e excelência na prestação destes serviços.
↬ Organizador de Casamento, Cerimonialista e Celebrante - Se você pretende contratar um desses profissionais, ou todos eles, saiba antes qual é o papel de cada um deles dentro da organização do casamento.
↬ Organizador de Casamentos (ou Assessor) - Este profissional vai cuidar de tudo para você. Buscará fornecedores e serviços que mais se adequem ao seu budget. Apresentará orçamentos, marcará visitas técnicas na igreja e no espaço para a recepção, agendará degustações, acompanhará você no fechamento dos contratos e até mesmo na hora da escolha do seu vestido ideal. Também é ele quem vai elaborar o cronograma e o planejamento do evento, bem como a planilha dos pagamentos, marcando reuniões esporádicas com você para acompanhamento de tudo o que está sendo feito e para a verificação de detalhes. Normalmente os organizadores oferecem 3 tipos de assessoria. Para conhecê-las clique aqui. Assessores são uma benção na vida dos casais pois pensam em tudo. Da confecção dos convites à coordenação do cerimonial. Aos noivos cabe apenas o casamento, a festa e a diversão. Para saber o que um assessor faz clique aqui.
↬ Cerimonialista - Este profissional trabalha apenas no dia do evento. É ele quem cuida do cerimonial (que são os momentos), do protocolo (que são as normas a serem seguidas) e da etiqueta, durante toda a cerimônia do casamento até a recepção (festa). Ele segue o roteiro pré-definido pelo casal ou pelo assessor. Também é papel dele fiscalizar e coordenar o trabalho dos fornecedores e dos demais serviços contratados e resolver imprevistos, caso os noivos não tenham contratado um assessor. Há assessores que acumulam a função de cerimonialista também.
↬ Celebrante - Profissional que atua na cerimônia do casamento, ou seja, é ele quem celebra a união do casal. O celebrante pode ser religioso (padre, rabino, pastor), ecumênico (sem religião específica) ou agnóstico (sem vínculo religioso). Os celebrantes religiosos devem seguir um roteiro preestabelecido pela igreja a qual pertencem. Os outros celebrantes seguem roteiros preestabelecidos por eles mesmos, alguns criam seus próprios rituais de acordo com o que foi combinado com o casal. Ele pode ser um juiz de paz eclesiástico e realizar a cerimonia com efeito civil. Lembrando que nem todo celebrante realiza casamento em diligência, ou seja, fora do cartório ou da igreja. Você pode saber mais sobre celebrações diferentes e livres de religião, clicando aqui.
8 meses antes
↬ Cabelo e Maquiagem - Se você já conhece um bom profissional que faz o dia da noiva, ótimo. Se não tem, já comece a pesquisar. Ele será imprescindível para transformar você na noiva mais linda do mundo. É com ele que você vai fazer o teste do cabelo e da maquiagem um mês antes do casório, e é para ele que você deverá entregar a paleta de cores definida por você, pelo assessor (se você contratou um), decorador ou pelo consultor de imagem. No grande dia, ele estará com você quase o tempo todo, então escolha bem esse profissional.
↬Buffet - Se você já escolheu o buffet é hora de marcar uma degustação. Defina os pratos e o serviço. Há diferentes tipos de serviço de buffet. Abaixo uma pequena explicação de cada um para que você defina qual deles é o mais adequado para o estilo de festa que escolheu.
À Francesa: evita filas e é o serviço mais refinado que há, muito utilizado em jantares de gala e em festas formais. O convidado têm seu lugar definido em uma das mesas que já está devidamente montada com sousplat, pratos, talheres e taças. Os pratos já vem prontos e decorados da cozinha e são servidos pelos garçons. Convém, e é muito elegante, que sobre as mesas haja uma versão impressa do cardápio possibilitando ao convidado indicar ao garçom aquilo que não gosta ou que não pode comer. O serviço tradicional conta com 5 pratos: entrada, um prato de peixe, um prato de carne e duas sobremesas, mas é possível personalizar segundo o gosto do casal. É importante que tenha uma alternativa para vegetarianos, intolerantes a glúten e a lactose. Serviço bastante dispendioso que exige uma equipe muito grande para coordenar a saída de todos os pratos da cozinha. Calcula-se um garçom para cada 5 convidados.
À Inglesa: Também evita filas e é um serviço elegante e formal. A diferença entre este serviço e o serviço À Francesa é que os pratos são montados na hora pelos garçons, que levam a comida até o convidado em bandejas. O convidado tem seu lugar marcado à mesa, previamente montada com pratos, talheres, taças e sousplats. Há duas versões deste serviço: direto e indireto.
❀ Direto: o garçom serve o convidado pelo lado esquerdo.
❀Indireto: o garçom traz as bandejas num carrinho chamado guéridon, apresenta as opções e serve o convidado pelo lado esquerdo. A equipe necessária ainda é grande mas um pouco menor já que um garçom consegue servir até duas mesas.
À Americana: Serviço mais prático e descontraído que se encaixa perfeitamente em festas informais, recepções familiares, casamentos, confraternizações e aniversários. Os alimentos são servidos em bancadas largas distribuídas em 2 ou 3 pontos diferentes do espaço (uma bancada a cada 80/100 convidados), evitando assim grandes filas e muita espera. A vantagem é oferecer uma variedade maior de pratos aos convidados, possibilitando agradar os diversos paladares, e permitir que cada um se sirva quantas vezes quiser. O ideal para este tipo de serviço é que haja um garçom para cada 10 pessoas. Lembre-se que todos os convidados devem ter um lugar para se sentar. Embora este tipo de serviço seja mais descontraído, é imperdoável que um convidado tenha que comer de pé, segurando o prato na mão.

↬ Hora de escolher o Vestido e o buquê - Comece a pesquisar em sites e em revistas especializadas. Há uma
infinidade de modelos, tecidos, cores e preços. Marque uma visita em pelo menos
3 das lojas que mais te impressionarem. Chame sua assessora, sua mãe, as madrinhas e quem
mais você quiser convidar, e não se esqueça da paleta de cores, pois é com ela que o estilista vai se guiar para sugerir acabamentos, detalhes e os acessórios corretos. E lembre-se: o casamento é seu, o gosto é seu e
quem manda é você. Suas convidadas podem opinar, mas a decisão final é sua. Existem lojas especializadas em buquês também. Peça a ajuda de sua assessora pois ela terá indicações preciosas para te dar, e ainda poderá conseguir preços e descontos especiais.
↬ Pesquisar e definir o destino da lua de mel - escolher lugares românticos ou divertidos, pensar em quanto tempo vocês dispõem para a viagem, conversar com o seu noivo para combinarem juntos o objetivo do destino. Apenas descansar e curtir o lugar, ou montar um roteiro cultural visitando museus e galerias, indo a shows, teatros e cinemas e ainda conhecer cada cantinho do lugar escolhido. Levem em consideração a época do ano para que se organizem e aproveitem bem a viagem.
↬ Bebidas -
Converse a respeito das bebidas com o buffet e defina se elas serão fornecidas
por ele ou se você vai negociá-las diretamente com o fornecedor. Leve em
consideração a época do ano. Se na época da sua festa estiver calor é preciso aumentar a quantidade
de água, sucos, refrigerantes e cervejas. No inverno é preciso oferecer além
das bebidas normais, os vinhos para aquecer os seus convidados.
↬ Marque uma visita ao local da festa - Combine com a assessora, com a decoradora e com o responsável pelo
buffet (caso você tenha contratado esse serviço por fora). A assessora fará a visita
levando em consideração todos os itens já mencionados anteriormente no item local da festa. A decoradora vai dimensionar a
quantidade de flores e enfeites que deverá usar, verificar junto com a assessora o estado do
mobiliário e se será necessário alugar mais mobília, reformar ou pintar
paredes, se as condições do local são boas e quais as possibilidades que o
local oferece para pendurar lustres e objetos pesados. Ainda fará o layout da
festa considerando pista de dança, palco, iluminação, mesa principal,
mesas para os convidados, mesas de doces e do bolo, ilhas para bebidas e
alimentos (se for o caso) e local das lembrancinhas e da mesa de café e dos
bem-casados, dentre outras coisas. Se a cerimônia de casamento for no mesmo
local da festa, também fará, em conjunto com a assessora, o planejamento para a
chegada da noiva e a decoração deste espaço. O responsável pelo
buffet vai conhecer as instalações da cozinha e tudo o
que ela oferece e quais as suas limitações. Essa visita é extremamente
importante. Pergunte se o local oferece as toalhas de mesa, utensílios de
cozinha e de serviços de buffet. Caso não ofereça, é hora de pesquisar as
empresas que fazem este tipo de locação. O responsável pelo local informará o que é permitido e o que é vetado.
6 meses antes
↬ Fechar a lista definitiva de convidados
É com ela que você vai dimensionar a festa como um todo, a quantidade de convites, de bebidas, lembrancinhas, docinhos, mão-de-obra e tudo o que está envolvido na organização do casamento. A assessora pode fazer isso por você, mas caso não tenha contratado esse serviço, mãos à obra porque a hora é essa.
↬ Papelaria - Hora de definir o modelo do convite, o save the date, os convites para padrinhos, madrinhas, damas e pajens, o cartão de participação do casamento (para as pessoas que não serão convidadas) e os cartões de agradecimento pela presença. Os primeiros a serem feitos e entregues serão os do grupo do cortejo. Existe uma infinidade de modelos prontos e muitas possibilidades de personalização. Escolha o que mais tem a ver com o tipo de casamento que você escolheu e faça a festa, ouse e seja feliz.
↬ Convidar padrinhos, madrinhas, damas e pajens - Tente reuni-los em um só lugar e convide-os de uma forma bem criativa, entregando a cada casal ou a cada um, o seu kit convite. Há kits maravilhosos disponíveis no mercado que contém lembrancinhas, mimos e mensagens divertidas. Fale com a gráfica contratada que eles mostrarão todas as possibilidades, o que está na moda, o que é mais comum, o que é mais extravagante, mais caro, mais barato e por ai afora. Aproveite a deixa para falar dos trajes dos padrinhos e madrinhas, a palheta de cores que você escolheu e outros detalhes como penteados, maquiagem e outros pequenos detalhes. Crie um grupo no whatsapp para que vocês possam se comunicar sempre.


↬ Alianças - Se elas ainda não foram compradas é bom já ir escolhendo o modelo e fazendo a encomenda. Tire um dia com o seu noivo para visitar as joalherias da sua cidade porque há uma infinidade de modelos e preços disponíveis no mercado. Saiba mais sobre a história do anel de noivado e sua origem nesse link e escolha as alianças de acordo com o seu amor e o tamanho do seu romantismo.
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